Publicado em 30 de dezembro de 2013  
Em  


Inspirado no episódio Frases que Fotógrafos Odeiam (do Sangue, Suor e Foto) resolvi listar cinco frases odiadas na área de Tecnologia da Informação. Por questões pessoais a maioria das frases são específicas de programadores, pois, ao contrário do que grande parte da população mundial acredita, a área de tecnologia é tão segmentada quanto a de medicina.

Você trabalha com computador? Pode arrumar meu computador?

Não, me desculpe. Mas não posso arrumar seu computador, impressora ou rádio relógio!

Para não dizerem que sou chato, vou explicar. Lembra que eu mencionei que a área de tecnologia é tão segmentada quanto a de medicina? Não adianta pedir para um neurologista “arrumar” seu coração.

Você trabalha com internet? Pode fazer um site pra minha empresa?

Receberei por esse trabalho? Se sim, faço com todo o prazer.

Não é questão de ser mercenário ou não. Minha linha de raciocínio é simples, fazer um site demanda um tempo considerável. Tempo esse que me é muito caro, que eu poderia aproveitá-lo com minha filha ou minha esposa (ou ambas, veja só). Por que eu deveria cede-lo a você gratuitamente?

O valor está muito alto, conheço alguém que faz por menos.

Essa é um questão muito simples, contrate esse “alguém” Caso o que ele lhe entregar não estiver a contento, voltamos a conversar.

O valor está muito alto, é só um ajuste.

Provavelmente você seguiu a dica da frase anterior, não é mesmo? Por isso o valor está muito alto. Agora cobrarei um adicional pelo desaforo e outro pela complexidade de trabalhar com código de outrem. Que provavelmente não sabia o que estava fazendo, senão você não estaria pedindo esse “ajuste”.

É só um botão a mais na tela, por que vai demorar todo esse tempo?

Por um acaso basta colocar o botão na tela? Se bastar, faço isso em alguns segundos. Mas esse botão deve executar alguma ação ao ser acionado, não é mesmo? Para programar essa ação precisarei de “todo esse tempo” que você está reclamando.


Kleber Kihara

Quer saber mais sobre a minha pessoa? Pergunte.


Compartilhe


Ofertas


Relacionados


Comentários